Politica de Álcool e Drogas
Revisão: 03 | Data: 03/01/2022
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
O ÁLCOOL NO ORGANISMO:
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.
A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:
- gastrite, quando ocorre no estômago;
- hepatite alcoólica, no fígado;
- pancreatite, no pâncreas;
- neurite, nos nervos.
OS PERIGOS DO ÁLCOOL:
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.
SINAIS DO ALCOOLISMO:
- Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
- As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
- Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
- Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?
Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada. Fonte: Ministério da Saúde - Dicas em Saúde (saude.gov.br).
A MARQUETI TRANSPORTES adota uma posição definida no que se refere à PROIBIÇÃO do CONSUMO e PORTE de qualquer bebida alcoólica e drogas (lícitas e ilícitas), visando assegurar um ambiente de trabalho seguro e sadio.
Desta forma, salientamos conforme descrito abaixo as respectivas proibições referente a quaisquer tipos de drogas e álcool, sendo:
- PROIBIDO o transporte em cabine ou caixa de cozinha;
- PROIBIDO o consumo e ingestão de bebidas alcóolicas, antes do início e durante a sua jornada de trabalho (no aguardo para carregamento e descarregamento, viagens/deslocamentos, refeição);
- PROIBIDO o consumo nas dependências da empresa, assim como em pátios de nossos clientes, em locais de paradas para descanso, abastecimentos entre outros.
O posicionamento da empresa quanto ao uso de álcool e drogas está fundamentada na CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas art. 482, portanto, comprovado o uso, porte e transporte das mesmas, incidirá a rescisão do contrato de trabalho imediatamente por justa causa.
Agradecemos a sua atenção e compreensão, lembrando que em casa sempre haverá alguém aguardando a sua volta, portanto, seja consciente!